Ter ideias criativas
é a nossa diversão.

Alunos do CEAMO viajam para Chapada do Araripe em aula de campo

26 de outubro de 2011 Por elevare em Blog
Juazeiro do Norte

Roteiro contempla visitas às cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha

Os alunos do 8º Ano do CEAMO seguem nesta quinta-feira, 27, em aula de campo para o vizinho estado do Ceará. Eles irão visitar durante dois dias diversos pontos turísticos históricos e culturais na Chapada do Araripe, nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. A atividade envolve as disciplinas de História, Geografia e Língua Portuguesa.

A região do Araripe é conhecida pela sua riqueza natural, histórica e pela cultura diversificada. Sendo um pólo turístico, também chama a atenção pela estrutura voltada para recepção de alunos em trabalhos de pesquisa. “Dessa forma, uma aula de campo para essa localidade é de imensa contribuição para a formação de alunos-pesquisadores, interessados em desenvolver a observação in loco como instrumento de coleta de dados”, afirma a diretora do CEAMO Fabíola Vale.

O roteiro da aula de campo inclui visitas à Praça Padre Cícero, a Serra do Horto, onde está erguida a Estátua de Padre Cícero, ao Museu e Memorial, além da Feira Popular de Produtos Regionais no Centro Comercial da cidade de Juazeiro do Norte. Já no município do Crato os alunos irão visitar: a Igreja da Sé (Matriz de Nossa Senhora da Penha), o Palácio Episcopal (sede da Diocese do Crato e local onde nasceu Padre Cícero), o Teatro Raquel de Queiroz – Gruta de Lourdes (construída em 1938), o Cristo Redentor (localizado na Praça Francisco Sá), a Estação Ferroviária (inaugurada em 08/11/1926), a Floresta Nacional do Araripe e ao Museu de História Natural da URCA. Em Barbalha as visitas acontecem no Centro histórico de Barbalha (mais de 50 construções de valor histórico, catalogadas e tombadas pelo IPHAN), no Casarão Hotel (1859), na Igreja do Rosário, construída pelos escravos em 1870 e na Feira da cidade, que acontece aos sábados na Rua Princesa Isabel.

Durante a viagem os alunos irão coletar dados importantes para posterior montagem de trabalhos em diferentes formatos de apresentação, além de observar semelhanças e diferenças entre as realidades do Rio Grande do Norte e do Ceará e relacionar teoria e prática. No retorno eles irão montar um painel com imagens formando uma linha do tempo da aula de campo, além de criar um guia em forma de vídeo com atrativos da região e produzir um relatório sobre os conteúdos de História e Geografia abordados na aula de campo.

CEAMO – Trabalhando melhor a inteligência do seu filho.

Rua Delfim Moreira, 223, Paredões, Mossoró/RN.

Telefone: (84) 3316-9509

www.ceamo.com.br | Twitter: @colegioceamo