Ter ideias criativas
é a nossa diversão.

Repav realiza trabalho para diminuir impactos ambientais em suas obras

28 de dezembro de 2011 Por elevare em Blog
carpe diem - repav

Trabalho desenvolvido no Carpe Diem Residence visa a sustentabilidade através dos processos de produção.

O crescimento da construção civil na cidade não é mais novidade. Com índices superiores, inclusive, a média nacional, o mercado imobiliário local também passa a ser provocado pelo advento da valorização da sustentabilidade ambiental. O boom na construção civil tem exigido a adaptação das empresas.

O Carpe Diem Residence, da Repav Construtora, é mais um exemplo dessa nova mentalidade dos empresários mossoroenses. Na obra, o trabalho de reaproveitamento de materiais já é uma realidade. O processo consiste na separação de resíduos que posteriormente são dispostos para a coleta individualmente. “São entulhos que deixam de ir para a natureza e se transformam em bens reaproveitáveis”, explica o engenheiro responsável pelo empreendimento, Fred Rosário. Outra ação desenvolvida é o reaproveitamento da água utilizada na construção. Após o seu uso, ela passa por um processo de filtragem e depois é reutilizada em outros espaços. “Isso influencia diretamente na redução do consumo de água na obra”, conta Jorge do Rosário, diretor da Repav.

Além da reutilização, outra idéia chama a atenção. A Repav utiliza na construção o que os engenheiros chamam de blocos térmicos. “São blocos que possuem isopor na sua camada interna”, conta Fred. O objetivo dessa inovação na construção é diminuir o processo de aquecimento de um dos lados do prédio, que recebe diretamente a luz do sol. Assim, as pessoas utilizarão menos aparelhos de ar-condicionado e ventiladores e, dessa forma, diminuirão o consumo de energia.

A Repav Construtora está iniciando o processo de adaptação ao ISO 14.000, popularmente conhecido como certificação do meio ambiente. “Quando uma empresa segue as normas e implanta os processos indicados, ela pode obter o Certificado”, explica Fred Rosário. O ISO 14000 é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental nas empresas (privadas e públicas). Estas normas foram definidas pela International Organization for Standardization – ISO ( Organização Internacional para Padronização).

Seguindo as normas do ISO 14000, estas empresas podem reduzir significativamente os danos ao meio ambiente. “O conceito de sustentabilidade tem tudo para tornar-se um aliado poderoso na venda dos empreendimentos e na construção de uma imagem positiva para as empresas que adotarem essa visão”, finaliza Jorge do Rosário, também vice-presidente do Sinduscon.

Mais sobre os empreendimentos Repav em www.repavconstrutora.com.br