Ter ideias criativas
é a nossa diversão.

Dica Farmafórmula: Consumo de Vitamina B pode retardar Alzheimer

29 de dezembro de 2011 Por elevare em Blog
Idosos

As vitaminas B são encontradas normalmente em vários alimentos, inclusive carne, peixe, ovos e verduras.

Um estudo publicado recentemente em revista europeia sugere que altas doses de vitaminas B podem reduzir pela metade o ritmo do encolhimento do cérebro em pessoas com alguns sinais de Alzheimer. O encolhimento do cérebro é um dos sintomas da debilidade cognitiva leve que pode ser um dos indicadores iniciais de demência. Os pesquisadores afirmam que a descoberta pode ser um passo importante na busca por formas de retardar os efeitos do Alzheimer.

A pesquisa avaliou 168 pacientes que sofriam, em algum ní­vel, do declínio mental conhecido como debilidade cognitiva leve. A condição – marcada por pequenos lapsos de memória e problemas de linguagem – vai além do que é considerado “normal” no processo de envelhecimento e pode ser um indicativo do desenvolvimento de Alzheimer ou outras formas de demência.

Metade dos voluntários recebeu um comprimido diário contendo níveis de vitamina B6 e B12 acima da dose diária recomendada. A outra metade recebeu um placebo. Depois de dois anos, os pesquisadores mediram o ritmo de encolhimento do cérebro dos pacientes. O cérebro de uma pessoa com mais de 60 anos encolhe, em média, a um ritmo de 0,5% ao ano. O cérebro das pessoas que sofrem de debilidade cognitiva leve encolhe a um ritmo duas vezes mais rápido. Nos pacientes de Alzheimer, este ritmo chega a 2,5% ao ano.

A equipe de pesquisadores de concluiu que, em média, o encolhimento do cérebro dos pacientes que tomaram o complemento vitamínico ocorreu a um ritmo 30% mais lento. Em alguns casos, este ritmo chegou a ser mais do que 50% mais lento, fazendo com que sua atrofia cerebral fosse equivalente a de uma pessoa sem qualquer debilidade cognitiva.

Algumas vitaminas B, B6 e B12 controlam os níveis da substância conhecida com homocisteína no sangue. Altos níveis de homocisteína são associados ao encolhimento mais rápido do cérebro e ao Alzheimer. Os autores do estudo sugerem que os efeitos da vitamina B sobre os níveis dessa substância ajudaram a reduzir o ritmo de encolhimento do cérebro.

As vitaminas B são encontradas normalmente em vários alimentos, inclusive carne, peixe, ovos e verduras. Especialistas, no entanto, afirmam que ninguém deve sair tomando doses mais altas do que as recomendadas depois deste estudo, já¡ que também há¡ outros riscos para a saúde.

Farmafórmula – Farmácia de Manipulação

Unidades:

- Rua Pedro Velho – Santo Antônio – (Vizinho ao CACIM). Fones: 84.3316-3399 | 84.3316-1031

- Rua Venceslau Braz, 375 – Paredões (Próximo à matriz de São José). 84.3316-4404