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DICA CACIM: Aproveite as delícias das festas juninas sem exagerar na dose

26 de junho de 2012 Por elevare em Blog
Festas Juninas

O milho é uma excelente fonte de energia, carboidratos, proteínas, sais minerais e vitaminas.

As festas juninas chegaram e com elas as danças, músicas, brincadeiras e, em especial, as comidas típicas, que fazem parte desta tradição. Para manter uma alimentação saudável é importante aproveitar as delícias da mesa junina sem muitos exageros, pois estas comidas possuem consideráveis índices de açúcar e gordura.

A maioria dos pratos juninos é preparada à base de milho, que é uma excelente fonte de energia, carboidratos, proteínas, sais minerais e vitaminas B1 e E. O consumo do milho proporciona vários benefícios à saúde, principalmente aliado ao consumo do leite.

Ao contrário do trigo e o arroz, que são refinados durante seus processos de industrialização, o milho conserva sua casca, que é rica em fibras, nutriente funcional que atua reduzindo os níveis do colesterol e glicose no sangue e auxilia o bom funcionamento do intestino. O óleo de milho, cuja gordura é polinsaturada, é uma das principais fontes de ômega 6 existentes, contribuindo para a prevenção de distúrbios cardíacos e seu elevado teor em vitamina E previne a ação dos radicais livres.

É importante esclarecer também que as comidas a base de milho são ricas em calorias e, adicionando leite integral, leite coco e açúcar, esses alimentos se tornam além de mais calóricos. A dica é evitar os excessos, principalmente para aqueles que fazem dieta para perder peso ou já tem algum problema de saúde.

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