Ter ideias criativas
é a nossa diversão.

Dica CACIM: Aproveite a folia do carnaval sem descuidar da saúde

31 de janeiro de 2013 Por elevare em Blog
Hidrate-se

É preciso manter-se hidratado para aproveitar a festa com energia e disposição

O carnaval está chegando, as prévias que antecedem os quatro dias de folia também e a maioria das pessoas já começam a se preparar para a maior festa popular do Brasil. Este é um período de alegria, diversão, mas para muitas pessoas de vários excessos, seja nas bebidas, noites de sono prejudicadas e alimentação inadequada. Para aproveitar a folia de momo, sem descuidar da saúde, e ter que voltar para casa mais cedo, é importante ficar atento às nossas dicas.

Antes de qualquer coisa, é preciso manter-se hidratado. O indicado é ingerir diariamente cerca de três litros de água. Os nutricionistas orientam também que vale a água de coco, mas refrigerantes e bebidas alcoólicas não devem entrar nesta conta, porque apresentam baixo poder de hidratação. E se preferir o álcool, não misture. Quando isso ocorre o efeito é potencializado.

Para manter o pique nos quatro dias de festa é necessário também se alimentar corretamente. Lembre-se que as frituras, ricas em gordura, roubam a disposição. Para manter os níveis de vitaminas e minerais, a sugestão é adicionar ao cardápio verduras e frutas. E, para garantir a energia, abuse dos carboidratos, que fazem a diferença, como: pão, macarrão e batata.

É importante tomar cuidado com preparações exóticas ou regionais, especialmente aquelas vendidas por ambulantes em quiosques. Esses alimentos podem provocar intoxicações alimentares. Para não sofrer com aquele vazio no estômago, tenha sempre barras de cereais na bolsa. São excelentes fontes de fibra e energia.

Mas a saúde do corpo não fica só nas pistas de dança e nas ruas. O feriadão de carnaval é muitas vezes associado ao sexo fácil e, por consequência, os ricos de transmissão e contágio de doenças sexualmente transmissíveis aumenta. Além da AIDS, a chance de se contrair hepatite B, herpes e HPV é evidente. A transmissão é reforçada pelo fato de alguns foliões se envolverem com várias pessoas, muitas vezes, inclusive numa mesma noite. A euforia não deve colocar a saúde em segundo plano. O governo tem vários programas de distribuição e nas maiores das festas da região os preservativos são distribuídos gratuitamente. Além das DST’s, o uso da camisinha pode evitar também a gravidez indesejada, tão comum nesta época do ano.

Outras dicas importantes para aproveitar o carnaval com saúde:

- Evite ficar por muito tempo próximo a caixas de som super potentes e trios elétricos, para evitar problemas nos ouvidos;

- Para manter o pique durante a folia é importante alongar os braços, pernas e coluna, evitando desconfortos musculares. A dica para as mulheres é evitar os calçados com saltos muito altos, dando preferência aos saltos tipo plataforma ou tênis.

- Se você vai acompanhar os blocos e troças, ao ar livre, não esqueça o protetor solar e o boné. Na praia também é indispensável;

- Antes de aplicar qualquer tipo de maquiagem nas crianças, é preciso verificar se o produto pode causar alergia. Sprays, espumas e serpentinas também podem provocar reações alérgicas.

Outras dicas: www.cacim.com.br | 84.3323-8800