Ter ideias criativas
é a nossa diversão.

Dica de Saúde CACIM: Você sofre com apneia do sono? Conheça as características deste distúrbio

21 de agosto de 2013 Por elevare em Blog
Disturbios-do-sono

O problema é mais frequente em pessoas do sexo masculino e pode comprometer a qualidade de vida dos portadores

Dormir é essencial para o ser humano. Todos aqueles que já experimentaram uma noite mal dormida sabem que a falta de sono adequado leva a diversos incômodos, como irritação, sensação de areia nos olhos, dores de cabeça, cansaço, entre outros. E há pessoas que passam por este problema com frequência, tendo sua qualidade de vida totalmente afetada.

Um distúrbio do sono bastante frequente é a apneia, caracterizada pela pausa na respiração durante o sono. O principal sintoma é o ronco intenso e frequente, cansaço e sonolência diurna inexplicável, já que a quantidade de horas dormidas é considerada boa. É um problema mais frequente em homens, afetando cerca de três homens para cada mulher.

Em longo prazo, a apneia pode levar a doenças cardíacas e metabólicas e ao estresse oxidativo, uma vez que o corpo precisa lidar com a constante alteração do nível de oxigênio, levando a um estresse do corpo. O diagnóstico é feito por meio de um exame chamado polisonografia, que gradua a gravidade da apneia e ajuda na determinação do tratamento. Em alguns casos, é preciso que o paciente use um aparelho chamado Cpap, que consiste em uma máscara que joga ar na garganta para que ela se mantenha aberta durante o sono.

O ronco em pessoas com apneia obstrutiva do sono é causado pelo ar que tenta passar pela via aérea estreitada ou bloqueada. No entanto, nem todas as pessoas que roncam têm apneia do sono. Normalmente, uma pessoa com este problema não sabe que tem episódios de apneia durante a noite. Geralmente, seus familiares presenciam os períodos de apneia. Algumas mudanças no estilo de vida podem aliviar os sintomas da apneia do sono: Evitar a ingestão de álcool e sedativos antes de dormir; Evitar dormir de barriga para cima; Perder peso.

Outras dicas:

www.cacim.com.br