Ter ideias criativas
é a nossa diversão.

Estudantes de Medicina da UERN realizam palestra educativa para alunos do CEAMO

25 de setembro de 2015 Por elevare em Blog
IMG_2305

A ideia da palestra é incentivas a vacinação contra o vírus HPV

Um grupo de alunos da Faculdade de Medicina da UERN, formado por Tallita Xavier, Niara Freire, Cínthia Galvão, Lylian Oliveira, Lucas Pessoa, Brianne Ponce e Gilclécio Luiz, está desenvolvendo um projeto de extensão sobre o HPV, sua prevenção e vacinação. A ideia é ir às escolas para conscientizar os estudantes sobre a importância da prevenção da doença, principalmente através da vacinação, que está sendo ofertada gratuitamente pelo governo e é voltada para meninas de 9 a 11 anos de idade.

A primeira escola a ser contemplada com a palestra foi o CEAMO. A equipe, composta por 7 estudantes de medicina, realizou uma palestra educativa e repleta de interatividade, durante a manhã desta sexta-feira (25), para as turmas dos 4º e 6º anos, justamente onde está o público alvo da campanha de vacinação contra o vírus do HPV.

Segundo os estudantes, a ideia de realizar o projeto se deu devido à baixa adesão durante a primeira fase da campanha, quando a primeira dose da vacina foi distribuída. “Muitas pessoas deixaram de levar suas filhas para tomar a vacina devido à falta de informação, ou mesmo por achar que essa é uma forma de induzir a criança a ter relações e isso não é verdade, pelo contrário, quanto mais cedo essa menina tomar a vacina, mais eficiente ela será”, explicou Tallita Xavier.

É importante lembrar que o HPV é uma doença que pode ser transmitida de diversas formas, como pelo uso de peças íntimas ou de itens cortantes de pessoas portadoras do vírus, e não só através da relação sexual.

A inciativa também é importante para ajudar no entendimento sobre a doença e sua prevenção de uma forma realmente educativa, já que as crianças recebem muita informação, diariamente, através da internet. “A maior importância é a informação. Apesar do estudo da sexualidade não ser um componente da grade curricular, é necessário debater o tema com esses alunos da maneira correta, antes que eles aprendam de qualquer maneira através das redes sociais, por exemplo. Mas também entendemos que esse trabalho deve ser realizado sempre com o apoio e a orientação conjunta com os pais”, comentou Abilene Guimarães, coordenadora pedagógica.

A palestra também será ministrada, posteriormente, para os alunos dos 5º anos que se encontram em uma aula de campo em Pernambuco. Outras informações podem ser adquiridas na secretaria da escola, pelos números (84) 3316-9509 ou 3314-0076.

CEAMO – Excelência em todos os níveis de ensino

(84) 3316-9509 | 3314-0076

www.ceamo.com.br